As 10 propostas sobre propriedade intelectual apresentadas aos presidenciáveis. - Peduti Advogados Skip to content

As 10 propostas sobre propriedade intelectual apresentadas aos presidenciáveis.

A Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) encaminhou aos presidenciáveis 10 propostas versando sobre propriedade intelectual para melhoria do atual sistema, dentre elas está reduzir o tempo para concessão de patentes e marca, regulamentar o registro de invenções decorrentes da biodiversidade e criar varas especializadas em propriedade intelectual.

O documento requer ao próximo presidente que diminua o tempo de análise e concessão de patentes e marcas, em consonância ao Protocolo de Madri, ao qual o Brasil se tornou signatário recentemente, pleiteando também a atribuição de autonomia administrativa ao INPI, a capacitação dos serviços e a modernização de sua estrutura física.

Dentre as recomendações, requer-se regulamentar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e patenteabilidade de invenções da biodiversidade brasileira e recursos genéticos, já que, segundo a proposta “a legislação impõe obstáculos desnecessários à pesquisa nacional e é ineficaz para impedir os casos de biopirataria”.

Além destas sugestões de alteração, a ABPI deferente a reforma da Lei da Propriedade Industrial – a Lei 9.279/96, e a Lei da Inovação – a Lei 10.973/04, de modo a facilitar a obtenção de crédito voltado à inovação e a criação de programa de inventivo à atividade, possibilitando patentes de tecnologias verdes e viabilizando o registro de marcas sensorialmente perceptíveis, ou seja, aquelas que são percebidas não só pela visão.

O fim da obrigatoriedade de obtenção de anuência prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a concessão de patentes da área farmacêutica é mais uma recomendação da entidade. Para ela, essa exigência “é responsável pela demora ainda maior de um sem número de pedidos de patentes, de setores em que a inovação é fundamental”.

A Associação também sugere o endurecimento das punições para violações de direitos da propriedade intelectual, tanto na esfera cível quanto na penal, para tanto, pede a ampliação do número de varas e câmaras judiciais especializadas na matéria.

Com o avanço da economia digital, propõe a modernização e consolidação das normas de direitos autorais e reforço na luta contra a pirataria. Um caminho para isso seria fortalecer o Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça e o enfrentamento aos crimes contra a propriedade intelectual.

Advogado Autor do Comentário: Rafael Bruno Jacintho de Almeida
Manchete: Associação apresenta 10 propostas sobre propriedade intelectual a presidenciáveis
Fonte

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br