Quem está inserido no mercado competitivo precisa compreender o valor da marca e como calculá-la. Isso porque, é por meio dessa análise, que você identifica a necessidade de possíveis ajustes e melhorias a fim de aumentar a rentabilidade e autoridade do seu negócio.
Nesse sentido, torna-se imprescindível adentrar no universo do Marketing. É nesse momento em que aparece o conceito de Branding que, justamente, envolve tudo aquilo que abrange uma marca.
Assim, por meio de um estudo detalhado do branding, avalia-se o valor da marca. Essa ação permite adquirir uma compreensão mais assertiva em relação ao seu poder no mercado e o grau de aceitação do seu público.
Se você deseja saber como avaliar o valor de sua marca e como pode melhorá-la, siga com a leitura. Explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá!
Afinal, o que é o valor de marca?
Valor de marca, ou Brand Equity, é um aglomerado de informações relacionadas às impressões e números concretos diante das vendas e do poder de uma empresa frente ao mercado.
Essas percepções podem contribuir – de forma positiva ou negativa – para o crescimento do negócio, além de possibilitar ajustes no sentido de evitar o enfraquecimento da marca.
Ainda, ela também pode influenciar no impacto causado diante das sensações e recepção sentidas pelo seu público.
Outro ponto importante, é que o valor da marca faz referência direta à reputação do serviço ou produto que está sendo oferecido. Assim, quanto mais forte a imagem da empresa, maior será seu Brand Equity e a consolidação da sua autoridade no mercado.
Uma forma de mensurar e descobrir essa dimensão é proceder com o cálculo do valor da marca. Através dessa ação, é possível ter uma ideia do prestígio da entidade dentro do segmento em que ela se insere. Mais adiante, mostraremos como descobrir esse número.
Qual a importância da avaliação econômica de uma marca?
Muitas pessoas, por terem dúvidas sobre o assunto ou não compreenderem como avaliar um ativo intangível (que não é diretamente monetário), tal como a marca, acabam perdendo a oportunidade de fazer com que sua empresa cresça.
A avaliação econômica de uma marca é uma das responsáveis por direcionar os rumos dos negócios. Isso ocorre, pois é através dessa análise que a empresa entende como os clientes reagem diante seus valores propagados. Além disso, é possível também compreender quais são os motivos que impulsionam a escolha dos seus produtos ou serviços e não dos seus concorrentes.
O valor inicial de uma marca é seu custo de aquisição. Somente por meio do tempo de mercado é possível avaliar se sua marca está valendo mais ou menos. Sabendo economicamente qual o seu valor, torna-se possível vender a sua marca, penhorá-la, obter empréstimos ou investimentos e, portanto, aumentar o seu patrimônio.
Como calcular o valor da marca?
Há diversos métodos para o cálculo do valor da marca. Um deles é por meio de uma exaustiva análise de variáveis qualitativas e quantitativas. Dessa forma, apura-se a presença e as impressões do negócio no mercado. Um segundo método, envolve a avaliação dos ativos financeiros recebidos pela marca.
Ainda, existem outras duas abordagens, que partem da análise do EVA (Economic Value Added) de uma empresa, conhecidas como Metodologia Interbrand e Metodologia Brand-Finance.
A metodologia a ser escolhida para o cálculo de valor deverá ser aplicada de acordo com as necessidades, objetivos e particularidades da marca a ser analisada. Abaixo, explicaremos alguns métodos de cálculos que podem ser utilizados.
Fluxo de caixa descontado
Fluxo de caixa descontado (FCD), é um método usado para identificar o valor mercadológico de uma empresa, realizando um cálculo das projeções futuras do fluxo de caixa desta empresa.
No mercado investidor, este método é muito utilizado, pois além de trazer o valor de uma companhia, também indica o potencial lucrativo desta para investimento. Para o cálculo deste fluxo, é necessário ter:
- Uma estimativa de fluxo de caixa – análise da entrada e saída do montante de capital dentro de um determinado período;
- Taxa de desconto – são os custos de capital de tudo o que a empresa gasta para investir e adquirir mais capital;
- Cálculo do valor residual – refere-se ao valor total restante do patrimônio após a sua depreciação completa.
Aplicando tais índices na fórmula para o cálculo do fluxo de caixa descontado, temos:
Fluxo de Caixa Descontado = faturamento futuro do período considerado / (1 + taxa de desconto da empresa) elevado a quantidade de tempo que está sendo analisada
Fluxo de caixa livre
O Fluxo de Caixa Livre (FCL), nada mais é do que a quantidade monetária restante em caixa após a empresa findar todos os gastos necessários.Para o cálculo deste, é preciso saber:
- Valor do Fluxo de Caixa Operacional (FCO): composição do lucro líquido com a despesas não monetárias e a variação do giro líquido dessas despesas;
- Despesas de capital (CAPEX): custos para a melhoria de um produto ou serviço.
Aplicando os índices na fórmula para o cálculo de FCL, temos:
Fluxo de Caixa Livre = Valor do Fluxo de Caixa Operacional – Despesas de capital
Perspectiva de equidade de marca
A ideia desse método é escolher um dos aspectos abaixo e determinar o valor da marca a partir da análise dos seus respectivos resultados:
- a partir da venda de um produto ou serviço, considerando os preços que foram ofertados;
- avaliando a introdução de novos produtos ou serviços;
- conferindo as impressões, sensações, pensamentos e hábitos dos clientes em relação ao que você está oferecendo.
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