A indústria cinematográfica de Hollywood, assim como grande parte da população, está receosa quanto aos atuais desdobramentos de avanços da tecnologia. Muitos atores e atrizes estão apreensivos com a perspectiva de que seus trabalhos sejam substituídos por meio do uso não autorizado de deepfakes, ou “falsificação profunda”.
Nesse contexto, em meio a uma greve de roteiristas já em andamento, o Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), o sindicato que representa os atores, aprovou o início de uma greve. Caso essa greve de fato ocorra, será a primeira paralisação entre os atores desde o ano 2000, refletindo a crescente apreensão em relação à proteção da imagem e dos direitos autorais dos artistas em uma era dominada pelos deepfakes.
Como o próprio nome induz, os deepfakes consistem no resultado de uma cópia extremamente semelhante, normalmente em mídias de áudio ou vídeo, de pessoas reais. Ou seja, por meio de ferramentas digitais, pessoas podem ser inseridas fielmente em vídeos, imagens ou áudios, em situações que nunca existiram.
Ao contrário do que se pode imaginar, os impactos do deepfakes vão inevitavelmente atingir a sociedade brasileira em breve, podendo influenciar no futuro do país. Além dos desafios enfrentados pelos atores e atrizes em Hollywood, a disseminação de deepfakes também levanta sérias preocupações em relação aos processos democráticos, como as eleições municipais que ocorrerão no próximo ano (2024) e até as eleições nacionais nos EUA.
A manipulação de vídeos por meio de deepfakes pode ser utilizada como uma ferramenta poderosa para difundir informações falsas e enganosas durante campanhas eleitorais. Isso representa uma ameaça direta à integridade dos processos democráticos, pois os eleitores podem ser influenciados por conteúdos fraudulentos que alteram a percepção da realidade e distorcem a opinião pública.
Diante disso, a conscientização sobre os deepfakes e seus possíveis impactos nas eleições municipais é de extrema importância. Existe hoje algumas formas práticas de identificar conteúdo digital gerado por Inteligência artificial. Uma delas é de avaliar desproporcionalidades em se tratando de imagens de figuras humanas, por exemplo, muitas vezes as inteligências artificiais não são tão precisas ao gerar as mãos dos indivíduos, que podem ser representadas com mais ou menos dedos , ou têm dificuldade no momento de gerar padrões, o que faz com que a imagem de uma pessoa seja desenhada utilizando uma roupa com um corte assimétrico, com um brinco diferente em cada orelha ou com óculos que se fundem no rosto. Também são comuns áreas de borrões no rosto de indivíduos ou no fundo. O google imagens, nesse quesito, pode ser uma ótima ferramenta para pesquisar uma imagem suspeita de ser criada por IA, e buscar se ela já foi reconhecida por blogs ou portais de confiança como desenvolvida por inteligência artificial.
Por fim, na hipótese de uso não autorizado de imagem ou deepfakes, um escritório de advocacia especialista em propriedade intelectual poderá ser crucial através do suporte e orientações especializadas. Nessa seara, é possível auxiliar na identificação e documentação das violações de propriedade intelectual, bem como na elaboração e implementação de estratégias legais adequadas para combater tais casos. Além disso, um escritório especializado também é apto a conduzir ações como notificações de remoção, ações judiciais e processos de indemnização, visando garantir a responsabilização dos responsáveis pelos deepfakes e a proteção dos direitos e interesses de seus clientes.
—
Advogado(a) autor(a) do comentário: Natália Soler Dotta Duarte e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados
Fonte: ATORES DE HOLLYWOOD TEMEM USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, E BUSCAM NOVO ACORDO + https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/06/atores-de-hollywood-buscam-novo-acordo-sobre-uso-de-dubles-digitais-com-ia.shtml
https://exame.com/tecnologia/deepfakes-politicos-como-a-inteligencia-artificial-pode-impactar-as-eleicoes-americanas-de-2024/
https://www.cnbc.com/2023/06/07/ai-worries-hollywood-actors-as-they-enter-union-talks.html
https://www.nytimes.com/2023/06/05/business/media/hollywood-actors-strike-vote.html
https://www.washingtonpost.com/technology/2023/06/08/labor-unions-fight-ai/
https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/06/atores-de-hollywood-buscam-novo-acordo-sobre-uso-de-dubles-digitais-com-ia.shtml
https://estudio.folha.uol.com.br/unico/2022/10/entenda-o-que-e-deep-fake-e-saiba-como-se-proteger.shtml
https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/04/como-identificar-imagens-geradas-por-inteligencia-artificial-edsoftwares.ghtml
—
Se quiser saber mais sobre este tema, contate a autora ou o Dr. Cesar Peduti Filho.
If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.