Recentemente as gigantes do setor de telecomunicações globais Huawei e Ericsson anunciaram um grande acordo de licenciamento cruzado de suas patentes, o que efetivamente contribuirá para a performance das empresas em sua área de atuação.
Aparentemente tal situação poderia sugerir um contrassenso, pois como seria possível duas concorrentes concederem licenças de ativos de tamanha importância para a sobrevivência em ambiente tão concorrido. Entretanto, na prática é justamente o contrário, uma vez que o licenciamento cruzado de patentes de invenção se mostra uma estratégia de destaque no mundo da propriedade intelectual.
Isto porque, esse tipo de manobra possibilita que empresas compartilhem suas patentes entre si, promovendo a colaboração e impulsionando a inovação de maneira expressiva, representando um menor custo de investimentos e a redução do tempo e dos custos para que a sociedade se beneficie com a expansão das tecnologias de forma potencializada, minimizando, inclusive, o risco de litígios por violação de patentes, uma vez que as partes concordam em licenciar mutuamente suas tecnologias.
Neste cenário, o que se observa em termos práticos é a aceleração da Inovação, através do compartilhamento de tecnologias patenteadas, através da combinação de diferentes conhecimentos e recursos, acelerando a criação de ainda mais soluções inovadoras, com a abertura de novas oportunidades de mercado e expandir a presença global das organizações.
Assim, diferente do que se pode concluir inicialmente, o licenciamento cruzado oferece uma importante oportunidade para impulsionar a inovação colaborativa, permitindo que as partes compartilhem tecnologias, impulsionando o avanço social, com redução de custos e maior harmonia no cenário da propriedade intelectual.
—
Advogado(a) autor(a) do comentário: Pedro Zardo Junior e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados
Fonte: www.peduti.com.br
—
Se quiser saber mais sobre este tema, contate os autores Dr. Pedro Zardo Junior ou o Dr. Cesar Peduti Filho.
If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.