Case de Sucesso | Implementação LGPD - Peduti Advogados Skip to content

Case de Sucesso | Implementação LGPD

Como Implementamos

O primeiro ponto interessante a ser observado é que a LGDP “pegou de surpresa” as pessoas que não acompanhavam a discussão sobre proteção de dados, e, de fato, a sua aprovação foi bastante rápida, considerando que o projeto de lei estava parado no Congresso Nacional a bastante tempo.

De qualquer forma, a principal reação de gestores das empresas, tanto dos departamentos jurídicos quanto de tecnologia da informação e compliance foi a de dúvida. O problema aqui reside no fato de que essa legislação impõe novas obrigações que exigem um alinhamento e sinergia entre áreas que possuem pouco contato e, normalmente, possuem dificuldades de comunicação entre si (advogados e programadores costumam não se entender, para dar um exemplo ilustrativo.

Dentro desse contexto de dúvida interna nas empresas, um de nossos clientes nos procurou com a demanda de proteção de dados, trata-se de grande empresa de terceirização de back-office para seguradoras, ou seja, ao entrar em contato com sua seguradora você está, na verdade, sendo atendido pelo nosso cliente.

Relevante destacar que, assim como outros contatos, o cliente entende que precisa realizar alterações em seus processos, mas tende a pensar que isso ou se resume à parte jurídica ou à parte tecnológica, quando é, na verdade, uma atividade complementar de ambas as áreas internas. Nesse sentido o primeiro ponto é esclarecer esse panorama ao cliente e organizar a comunicação necessária dentro da própria empresa (entre os departamentos relevantes).

A primeira dificuldade desse caso é o grande número de verticais de negócios cobertos (cerca de 90 verticais), o que inclui desde acompanhamento de desempenho escolar, reparo e conserto de eletrodomésticos até auxílio funeral (e cremação).

Acresce-se, a essa dificuldade, que o usuário contratou a seguradora e está, na verdade, fornecendo dados e informações pessoais e extremamente sensíveis, de forma que o nosso cliente era terceiro “alheio” à relação (ao menos do ponto de vista do usuário). A questão é, precisamente, que esse quadro vai em sentido completamente contrário às diretrizes básicas da LGPD e GDPR, que preveem a autorização e ciência do titular dos dados.

proteção de dados

É possível sintetizar os obstáculos que foram superados nesse projeto em três pontos distintos:

O primeiro deles é mapear todo o fluxo de entrada e saída de informação em todos os verticais existentes (por exemplo, ao solicitar um reparo o nosso cliente tem acesso ao endereço do usuário e compartilha esse dado com prestador de serviços que irá ao local).

O segundo é informar o usuário e obter o consentimento para o uso de seus dados, pois é essencial que esses dados possam ser utilizados para operações de Business Intelligence (BI) sem expor o cliente (e a seguradora) a riscos jurídicos. Lembrando sempre que o tratamento de dados é essencial ao setor de seguros, sendo uma das principais áreas de investimento e desenvolvimento tecnológico.

O terceiro aspecto é como gerenciar um portfólio de prestadores de serviços e parceiros comerciais de milhares de empresas, garantindo que todos estão em compliance, além de ajustar todos os procedimentos internos em conjunto com a revisão das políticas internas de gestão da informação, segurança e tratamento de dados, o que passa pela revisão de contratos com colaboradores e toda sua cadeia fornecedores.

Para atender todas essas necessidades a atuação da Peduti não se resumiu aos aspectos jurídicos, sendo a avaliação da legislação e sua aplicabilidade ao cliente apenas a parte inicial do projeto, foi necessária a atuação multidisciplinar e envolver o departamento jurídico, TI, RH, Marketing e Comercial.

A primeira fase da atuação é por meio de um questionário (bastante profundo e longo) que procura mapear o estado inicial da empresa, nesse momento precisamos entender o cenário geral da empresa e como é sua organização interna, sem isso é impossível proceder ao adequado mapeamento de cada vertical de negócio e as fases seguintes.

Trata-se de um projeto encadeado, falhas na fase de avaliação impactarão, profundamente as políticas implementadas.

O resultado final é uma reestruturação completa da organização interna da empresa, que possui uma validação, passo a passo, de seus procedimentos, e meios de demonstrar a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) a tomada de ações necessárias para a proteção de dados de terceiros.

Em síntese, a empresa consegue atestar que está em compliance com a legislação de privacidade e proteção de dados evitando assim riscos jurídicos futuros.

Interessante, por fim, destacar que no âmbito jurídico (e de compliance) raramente a adoção de uma política implica em ganhos financeiros, porém, e isso é certo, impede prejuízos financeiros futuros e desgastes à sua imagem no mercado, que às vezes são até mais danosos que as próprias multas e sanções.

Advogado Autor: Luciano Del Monaco

“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”

“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br