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Governos Internacionais Exploram Ferramentas de Autenticação para Combater Imagens Manipuladas em Redes Sociais

Funcionários do governo alemão estão explorando maneiras de pressionar as plataformas de mídia social a adicionar ferramentas de autenticação que indiquem se uma imagem é real ou manipulada.

 

As discussões ainda estão em estágios iniciais, disse o chefe de política digital do Ministério Federal de Digital e Transportes da Alemanha. Segundo ele, os funcionários do ministério ainda não abordaram as plataformas de mídia social sobre a ideia, mas já se reuniram com uma empresa que oferece ferramentas de autenticação de imagens.

 

É provável que essa questão precise ser tratada em nível da União Europeia, em vez de apenas na Alemanha, acrescentou.

 

Ainda é cedo para dizer como essa ferramenta funcionaria na prática e se seria legalmente obrigatória, mas provavelmente seria uma espécie de metadado que acompanha as fotos, diferente da marca d’água, uma prática na qual um sinal é embutido em uma imagem para identificá-la como gerada por inteligência artificial.

 

 

Governos de todo o mundo têm alertado sobre imagens falsas ou manipuladas circulando nas redes sociais, especialmente durante as eleições.

 

Reguladores da UE estão tentando reprimir conteúdos enganosos ou prejudiciais por meio da Lei de Serviços Digitais, que exige que as chamadas plataformas online muito grandes tenham sistemas em vigor para lidar com desinformação, discurso de ódio e atividades terroristas.

 

Conteúdos falsos gerados por IA têm sido um desafio particular. Campanhas de influência russa espalharam deepfakes antes das eleições para o Parlamento Europeu em junho e, mais recentemente, atores desconhecidos usaram as identidades de influenciadores europeus para promover mensagens pró-Donald Trump nos EUA, segundo a CNN.

 

Algumas plataformas, como TikTok, Instagram e Facebook da Meta, exigem que os usuários adicionem um rótulo a conteúdos gerados por IA e recentemente implantaram ferramentas destinadas a identificar quando a IA é utilizada.

 

 

Advogado(a) autor(a) do comentário: Enzo Toyoda Coppola e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados

Fonte: https://www.semafor.com/article/08/29/2024/germany-looks-to-push-social-platforms-on-image-verification

 

 

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

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