A Universidade de Copenhague começou a utilizar a IA para detectar fraudes em provas acadêmicas
Conforme se verifica com facilidade, a inteligência artificial tem sido implementada diariamente no dia a dia das pessoas, em diversos nichos de suas vidas. Agora, este advento também poderá ser utilizado na detecção de fraudes e cópias em obras literárias.
A Universidade de Copenhague, Dinamarca, começou a utilizar a Inteligência Artificial de modo a possibilitar a detecção de fraudes em provas da faculdade. Segundo os dados, há uma precisão de 90% na identificação da autoria de trabalhos.
Como se sabe, o plágio nada mais é do que o ato de reproduzir parcial ou totalmente obras que são protegidas por direitos autorais, sem que haja remissões sobre a identificação e qualificação do autor daquela obra.
É certo que a prática de plágio é estritamente vedada pela Lei de Direitos Autorais, uma vez que vai contra toda a proteção contida em nosso ordenamento jurídico, além de ser prática de crime configurada pelo Código Penal.
Neste sentido, e de modo a coibir tal prática, foram criados aplicativos que, por meio da inteligência artificial, conseguem detectar práticas de cópia que configuram em plágio.
A tecnologia basicamente realiza a comparação entre palavras e trechos de uma obra, para identificar as porcentagens de reprodução que permeia a obra-cópia, de forma rápida e eficaz.
Apesar de ter seu início em instituições acadêmicas, certamente seu uso se expandirá e, muito possivelmente, no futuro poderá a se tornar de ferramenta para utilização em nossos tribunais para que se verifique o grau e se de fato uma obra fora criada por meio do plágio.
Como atuantes da área de propriedade intelectual, estamos sempre atentos às novidades relacionadas ao advento da inteligência artificial, de modo a bem atender nossos clientes em demandas sobre o assunto. Caso necessite, a banca da Peduti Advogados certamente poderá lhe auxiliar neste sentido.
—
Advogado(a) autor(a) do comentário: Marília de Oliveira Fogaça, Thaís de Kássia R. Almeida Penteado e Cesar Peduti, Peduti Advogados
Fonte: “A Inteligência Artificial na identificação de plágio”
<https://www.portalintelectual.com.br/a-inteligencia-artificial-na-identificacao-de-plagio/>
—
Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.
If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing