Já ouviu falar em SLA e sabe o que é? SLA (Service Level Agreement) significa Acordo de Nível de Serviço.
Em geral, o SLA é firmado entre um fornecedor e um contratante, mas pode acontecer até mesmo dentro de uma empresa, na qual um setor depende de entregas do outro.
Saiba mais sobre o assunto e como se aplica ao âmbito jurídico no material que preparamos para você.
SLA: o que é?
SLA é um acordo firmado entre diferentes partes nas quais uma presta serviço ou fornece condições de trabalho a outra. É um acordo legal, um instrumento para assegurar a mensuração, por exemplo, de uma relação de prestação de serviços.
A intenção desse acordo, firmado com bases legais, é servir de respaldo e parâmetro para assegurar resultados e ordenar fatores, como prazo, quantidade e natureza do serviço.
Em geral, ele é muito aplicado a setores de tecnologia da informação, quando precisam entregar recursos, desenvolvimento de soluções e estrutura para outras áreas.
Entre suas características também está o conteúdo para redigi-lo: deve contemplar informações como definição clara de responsabilidades e deveres, pré-requisitos, prazos e ações caso não seja cumprido o acordado, capacidade técnica (especialmente de times, de TI) métricas e KPIs para medir os níveis de entrega e qualidade do serviço prestado.
Por que o SLA é importante?
O SLA ajuda a organizar as expectativas de maneira formalizada e estabelecer uma responsabilidade sobre determinado oferecimento de soluções.
Assim, acaba servindo como garantia a ambas as partes, para que o cumprimento das normas estabelecidas seja concretizado. E até para que se preveja medidas e possíveis ressarcimentos em caso de prejuízos advindos de atrasos.
Ele é importante para que nessas situações juridicamente possam ser acionadas medidas que amparem a continuidade dos serviços ou indenização. No âmbito jurídico, quando falamos em SLA, nos remete à transformação digital na área jurídica.
Logo, se aplica bastante na questão de proteger equipes da área ao enfrentar a digitalização dos processos. O SLA é essencial para amparar transições ou novas metodologias que dependam de recursos tecnológicos providos por um time especializado, permitindo que o acesso à tecnologia e aos novos serviços seja assegurado.
A função do SLA no cotidiano
Por fim, é notável que a tecnologia vem tomando cada vez mais espaço nos escritórios de advocacia. Porém, ainda é esperado que transformações digitais passem a acontecer com mais frequência.
Essas mudanças irão requerer também proteção e amparo jurídico preciso, para que as áreas não fiquem desassistidas ou sofram prejuízos. Nesse ponto, o SLA, como um ajuste expresso entre o que se espera e os níveis de entrega de fato às equipes, se torna essencial elemento jurídico dentro da própria área em questão, amparando esse processo.
Com ele, ganha-se maior confiança, segurança e respaldo nas relações de fornecimento de tecnologia, recursos e condições para execução de um trabalho, contribuindo para maior eficiência e clareza das operações.
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