Imagine se cada pessoa escrevesse um livro ou uma música e qualquer um pudesse copiar e se autointitular proprietário da obra. Esse é o tipo de proteção oferecido pelos direitos autorais.
Mas o que são direitos autorais?
Os direitos autorais são os direitos que todo criador de uma obra intelectual tem sobre a sua criação. São eles que impedem que terceiros se apropriem da obra e passem a lucrar em cima dela indevidamente.
Leia neste conteúdo o que são direitos autorais, quais obras podem ser protegidas e porque eles são tão importantes para os artistas.
O que são direitos autorais?
Direitos autorais são normas estabelecidas em lei que protegem o que uma pessoa ou empresa cria. No caso, impedem que terceiros se apropriem de forma indevida das criações, garantindo aos autores vantagens morais e econômicas sobre suas obras.
No Brasil, essa proteção é garantida e regulamentada pela Lei de Direitos Autorais. O que significa que o seu descumprimento pode levar ao pagamento de multa ao autor.
As obras passíveis de registro de direitos autorais são:
- Livros, brochuras, folhetos, textos literários, artísticos ou científicos e cartas-massivas;
- Conferências, alocuções, sermões e obras afins;
- Obras dramáticas e dramático-musicais, com ou sem partitura;
- Obras coreográficas e pantomímicas;
- Ilustrações, cartas geográficas e obras da mesma natureza;
- Argumentos e roteiros cinematográficos;
- Adaptações, arranjos musicais, traduções e outras transformações de obras originárias – desde que não estejam em domínio público e se apresentem como criação intelectual nova;
- Coletâneas ou compilações, como dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, coletâneas de textos legais, de despachos ou de pareceres administrativos, entre outros – desde que constituam criação intelectual pelos critérios de seleção e organização;
- Composições musicais, com ou sem letra;
- Letras e partituras musicais;
- Obras em quadrinhos (personagens);
- Obras fotográficas.
Qual a importância dos direitos autorais?
No momento em que o autor está amparado pela lei, ele passa a ter direito a benefícios morais e intelectuais, obtendo exclusividade na exploração de suas criações.
A utilização da obra, seja para reprodução ou edição, por exemplo, fica condicionada a sua prévia autorização.
Esse tipo de direito pode ser subdividido em 2 tipos:
1 – Morais
Os direitos morais garantem ao autor o direito a reivindicar a paternidade da obra, ter seu nome ou pseudônimo adicionado na criação e opôr-se a qualquer modificação ou ato que possa prejudicar sua honra ou reputação.
Além disso, permite retirar a obra de circulação ou suspender o seu uso, mesmo que já autorizado.
2 – Patrimoniais
Os direitos patrimoniais permitem a exploração econômica da obra. Eles são transmissíveis aos sucessores, em caso de óbito, sendo que em vida podem ser objeto de cessão definitiva ou temporária a terceiros – mediante pagamento.
Após a sua morte, os sucessores passam a administrá-la por até 70 anos. Caso não haja sucessão ou após findar o prazo, a obra passa a ser domínio público.
Logo, a importância dos direitos autorais é justamente proteger a obra e seu autor, dando a ele total liberdade para utilizá-lo e evitando que ocorram plágios e roubos de propriedades intelectuais.
Proteja suas criações!
Antes mesmo de criar uma música ou tirar fotografias, é essencial que seus autores tenham conhecimento sobre o que são direitos autorais. Isso porque são essas normas que protegem a autoria de qualquer obra intelectual e garantem que ninguém mais poderá utilizá-la – exceto mediante autorização.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco que esclarecemos para você!
—
“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”