Ter um site, participação nas redes sociais e planejar estratégias de marketing digital são ações fundamentais para gerar presença digital. Contudo, antes disso tudo criar forma, você precisa registrar o seu site e entender quais são as regras do domínio.
Do contrário, você corre o risco de ter a aprovação do seu site rejeitada ou que seja difícil de lembrar ou de pronunciar pela sua audiência.
Para tirar todas as suas dúvidas e auxiliar nesses primeiros passos, conte conosco! Nos tópicos abaixo, vamos falar tudo o que você precisa saber a respeito das regras, tornando seu registro de domínio simples e eficaz. Confira!
Registro de domínio: o que é?
Registro de domínio é algo necessário para todo endereço eletrônico criado. Seja você uma pessoa física ou jurídica, o registro garante a você os plenos direitos de uso. Ou seja: é uma proteção para uso exclusivo de um determinado endereço on-line.
Para isso, essa pessoa ou empresa deve estar legalmente estabelecida no Brasil e possuir um contato em território nacional.
Sendo assim: portais que fizeram o registro de domínio têm uma extensão após o endereço dos seus sites. A extensão mais comum, no país, é a “.com.br”, embora existam outras.
Em comum, todas as extensões visam facilitar que a sua empresa seja encontrada por meio dos mecanismos de busca na internet (como o Google), gerar mais credibilidade à sua marca e até mesmo garantir a criação de e-mails personalizados com aquela extensão.
Vale destacar: o registro de domínio também tem validade para empresas estrangeiras. Entretanto, o trâmite deve ser feito por meio de um procurador no Brasil e seguir as regras do domínio para esse propósito, especificamente.
Como fazer o registro de domínio?
Abaixo, fizemos um passo a passo para você saber como realizar o registro de domínio. Em seguida, vamos falar especificamente das regras para que você coloque seu site no ar sem imprevistos:
- Acesse o site registro.br;
- Verifique se o nome que vai servir de endereço para o seu portal está disponível (tem um campo específico para isso na primeira página do site citado acima);
- Se o endereço estiver livre, cadastre-o (caso não possua uma conta é preciso criá-la);
- registre o seu domínio;
- Tenha em mãos seu CPF ou CNPJ e informe um endereço e telefone válidos e também o DNS do servidor que vai hospedar o seu site;
- Pague a taxa (valores variam conforme o tempo de uso do registro. (Confira aqui).
Uma vez confirmado o pagamento, você deve receber uma notificação e o endereço do seu site já estará registrado.
Você conhece as regras do domínio para fazer o registro?
Com relação às regras do domínio, é importante conhecê-las antecipadamente para evitar que você fique testando possibilidades ou que encontre dificuldades no processo para obter o registro.
Dê uma conferida, abaixo, nas melhores práticas para escolher um nome único e coeso para o seu site, e totalmente de acordo com as regras do domínio:
- atenção aos limites de caracteres — no registro de domínio, seu endereço deve ter entre 2 e 26 caracteres;
- números e hifens podem ser usados, mas o endereço não deve consistir apenas em números e hífens;
- o endereço não deve iniciar ou terminar com hífen;
- pense em um nome que remete diretamente à sua marca;
- nomes de baixo calão não são permitidos;
- não utilize acentos.
Observe, também, que alguns nomes em particular não possuem permissão de aplicação pelas regras do domínio. Elas estão no contrato de registro.
Alguma dúvida sobre o registro de domínio?
E aí, agora que você já sabe quais são as regras do domínio e como registrar o seu site rapidamente, queremos saber se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto. Caso queira falar sobre algo específico a respeito desse tema, entre em contato conosco!
Além disso, você pode contar com a Peduti para tirar todo tipo de dúvida e te apresentar informações valiosas sobre direitos autorais na internet. Somos especialistas em questões relacionadas à área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação.
Siga acompanhando o blog da Peduti para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades! Gostou do conteúdo? Não se esqueça de deixar um comentário logo abaixo!
—
“If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.”
“Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.”