A startup é o modelo de negócio que mais cresce no ecossistema do empreendedorismo. Para você ter uma ideia, o número de startups no Brasil aumentou 20 vezes nos últimos oito anos. Mas afinal, será que vale a pena abrir uma startup?
Por um lado, esse tipo de empresa tem muitas vantagens. Por outro, é preciso saber lidar com muitos desafios. Para que você tome a melhor decisão, mostraremos a seguir quais são as vantagens de abrir uma startup – e se realmente vale a pena.
Confira!
Quais são as vantagens de abrir uma startup?
Inovação
Uma das principais características das startups é a inovação. Ao entregar uma solução diferenciada, o objetivo é solucionar de fato uma “dor” do mercado. Assim, ao inovar, os negócios entregam propostas que realmente funcionam, obtendo a vantagem de conquistar mais facilmente seu público.
Escalabilidade
Conseguir uma alta lucratividade mantendo baixos custos é a base da escalabilidade. Junto a isso, uma startup de sucesso também pode ser caracterizada pela replicabilidade; isto é, a capacidade de entregar um produto ou serviço em grande escala, sem elevar os gastos.
Modelo enxuto
Com escalabilidade e replicabilidade, as startups têm a vantagem de possuir um modelo de negócio enxuto. Com isso, é possível reduzir os custos, otimizar as operações e melhorar a eficiência, em busca de um crescimento exponencial e sustentável dos negócios.
Viralização
Em conjunto com os três benefícios anteriores, o seu negócio pode viralizar, podendo se tornar até mesmo uma startup unicórnio. Mas, lembre-se: não é tão simples superar todos os desafios e alcançar esse patamar!
Vale a pena abrir uma startup?
Aqui, é sempre bom reforçar que as startups enfrentam inúmeros desafios.
O cenário de incerteza, por exemplo, é típico para as startups – e um dos principais pontos de atenção. O investimento é de alto risco e não há muitas garantias de que a ideia terá sucesso no mercado. Sendo assim, tanto o início do negócio pode ser arriscado quanto a sua sustentabilidade no decorrer dos anos.
Por isso, é fundamental, antes de abrir uma startup, fazer a validação do projeto, realizar testes e estudos, analisar resultados e feedbacks, além de investir em melhorias. Tudo isso ajudará a saber se a sua ideia tem potencial.
Para descobrir se vale a pena abrir uma startup, é necessário verificar ainda o cenário econômico e político do país. Por exemplo, será que os momentos de crise podem ser obstáculos ou oportunidades?
Uma dica para entender questões como essa é pesquisar a fundo o mercado, estudar o setor em que você atuará, conhecer a concorrência e avaliar se a sua solução trará os diferenciais capazes de resolver a dor do seu público.
Verifique também se investidores se interessariam por um projeto como o seu, se precisará de muitos parceiros para tocar sua ideia e se seu modelo de negócios contribui para que o crescimento e a consolidação no mercado.
Lembre-se: as startups podem ter muitas vantagens enquanto modelo de negócio inovador, mas tudo deve ser feito com muito planejamento e uma boa análise.
Gostou deste artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog!
—
Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.
If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.