Apple é Processada por Monopólio no Mercado de Smartphones - Peduti Advogados Skip to content

Apple é Processada por Monopólio no Mercado de Smartphones

O Departamento de Justiça e 16 procuradores-gerais estaduais e distritais dos EUA entraram com um processo contra a Apple, acusando a gigante da tecnologia de violar a lei antitruste federal ao criar um ecossistema que sufoca a concorrência no mercado de smartphones, especialmente com o iPhone. 

 

O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, afirmou que a Apple mantém seu poder de monopólio degradando outros produtos em vez de melhorar os seus próprios, resultando em preços mais altos para os consumidores. 

 

A queixa acusa a Apple de monopolizar o mercado de smartphones ao restringir o desenvolvimento de aplicativos concorrentes e dificultar a integração da tecnologia de outras empresas com os produtos da Apple.  Garland destacou a disposição da Apple em comprometer a segurança e privacidade do iPhone para preservar seu monopólio. 

 

 

Em resposta, a Apple argumentou que o processo ameaça as características únicas de seus produtos e estabelece um precedente preocupante para a intervenção governamental no design de tecnologia. O processo reflete a crítica contínua às políticas da loja de aplicativos da Apple, taxas e ecossistema fechado, que limitam a concorrência e o controle sobre o software de terceiros ligado ao sistema operacional do iPhone. 

 

Garland alertou que, sem intervenção, o monopólio de smartphones da Apple se fortaleceria ainda mais, enfatizando a necessidade de ação legal.

 

Caso queira saber mais sobre o tema da regulamentação antitruste, fique à vontade para entrar em contato com os associados da Peduti Advogados.

 

 

Advogado(a) autor(a) do comentário: Enzo Toyoda Coppola e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados

 

Fonte: https://www.semafor.com/article/03/21/2024/doj-sues-apple-over-iphone-antitrust-issues

 

 

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br