Entenda o que é uma oposição ao pedido de registro de marca: A medida administrativa foi a principal causadora do desentendimento público entre as influenciadoras digitais Nath Finanças e Nathalia Arcuri. - Peduti Advogados Skip to content

Entenda o que é uma oposição ao pedido de registro de marca: A medida administrativa foi a principal causadora do desentendimento público entre as influenciadoras digitais Nath Finanças e Nathalia Arcuri.

Na semana passada, a empresária e influenciadora digital Nathália Rodrigues, popularmente conhecida como “Nath Finanças”, fez um desabafo nas redes sociais acusando a também influenciadora Nathália Arcuri – dona do famoso canal de finanças “Me Poupe” – de  tentar prejudica-la ao entrar com um pedido de oposição ao pedido de registro da marca “Nath Play” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Em outubro de 2022, Nath Finanças já havia depositado o pedido de registro da marca “Nath Play” na classe 41, sendo que esse registro foi concedido pelo INPI somente em dezembro de 2023. Apesar disso, ainda em novembro de 2023, a influenciadora carioca decidiu expandir a sua marca para duas novas categorias no mercado. 

 

Para tanto, Nath finanças realizou dois novos depositos da mesma marca nas classes 35 e 38, mas foi surpreendida ao receber oposições da empresa de Nathália Arcuri em cada um dos processos de registro. Mas o que seriam essas oposições apresentadas pela dona do canal “Me Poupe”? 

 

Pois bem, o nome é autoexplicativo! O pedido de oposição administrativa é o meio pelo qual uma pessoa física ou jurídica com legítimo interesse, pode se manifestar contra o registro de uma determinada marca, por entender que esse pedido de registro depositado pelo terceiro é contrário à lei ou passível de causar confusão com alguma outra marca já registrada,  por exemplo.

 

O prazo para apresentação da oposição é de 60 dias contados a partir da publicação do pedido de registro na Revista de Propriedade Intelectual.

 

 

No caso das influenciadoras, como a empresa de Nathalia Arcuri já era titular do registro da marca “NA.TH” em outras classes (36, 41 e 42), ela possuía legítimo interesse para apresentar uma oposição, tendo em vista que o deferimento do registro da marca “NATH PLAY” eventualmente poderia causar confusão perante o público, especialmente porque ambas influenciadoras possuem o mesmo nome civil e trabalham como influencer digital no ramo de educação financeira.

 

No entanto, após o assunto se tornar público e causar várias polêmicas, Nathalia Arcuri usou as redes sociais para esclarecer que tudo não passou de um mal entendido e informar que desistiu dos pedidos de oposição feitos por sua empresa.

 

Diante deste cenário, é possível concluirmos que a oposição é uma medida extremamente importante para impedir que terceiros registrem marcas semelhantes a outras já depositadas ou registradas.

 

Caso precise de auxílio com o assunto, a Peduti Advogados certamente poderá lhe auxiliar na proteção de seus direitos de propriedade industrial.

 

 

Advogado(a) autor(a) do comentário: Nicole dos Santos Silva, Thaís de Kassia Penedo e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados

 

Fonte:

 

https://www.terra.com.br/economia/nath-financas-e-nathalia-arcuri-entenda-a-treta-entre-as-criadoras-de-conteudo,092f8b292b00f66b6f900952e0db9049r2w3ig6t.html

 

https://extra.globo.com/economia/financas/noticia/2024/01/nath-financas-e-nathalia-arcuri-disputam-registro-de-marca-e-trocam-farpas-nas-redes-sociais.ghtml

 

 

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br