Globo tem dificuldades em registrar RENASCER como marca - Peduti Advogados Skip to content

Globo tem dificuldades em registrar RENASCER como marca

A novela Renascer, escrita por Benedito Ruy Barbosa, foi originalmente exibida pela REDE GLOBO em 1993. Em janeiro de 2024 a novela ganhou um remake na mesma emissora e segue no ar.

 

Ainda em 1993 a TV GLOBO tentou registrar a expressão como marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI para identificar serviços de diversão, entretenimento. À época, o pedido foi indeferido porque à época uma Fundação era titular de uma marca semelhante, motivo pelo qual a REDE GLOBO não teve sucesso em seu pedido.

 

Com a estreia do remake da novela agendado para janeiro de 2024, em junho de 2023 a REDE GLOBO deu entrada em um novo pedido de registro da marca, desta vez sinalizada como “RENASCER REMAKE” e também na classe 41.

 

 

O registro que antes impediu a proteção da marca pela REDE GLOBO não está mais vigente e as demais marcas concedidas na classe 41 para a expressão Renascer não possuem nenhum relação com os serviços identificados pela REDE GLOBO.

 

É importante considerar que a exclusividade de uma marca é reconhecida para o seu segmento de mercado, ou seja, duas marcas semelhantes podem ser concedidas até na mesma classe, desde que não identifiquem os mesmos serviços e/ou produtos, de maneira que possam conviver harmonicamente no mercado sem que o consumidor faça uma associação indevida entre elas.

 

Assim, o cenário atual é mais favorável à REDE GLOBO do que no passado, mas o pedido segue sob a análise do INPI.

 

 

Advogado(a) autor(a) do comentário: Ana Luiza Pires e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados

Fonte: MANCHETE  (se tiver) https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/10/26/globo-emissora-de-tv-enfrenta-problemas-para-registrar-marcas-de-novelas.htm 

 

 

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br