INPI concede Indicação Geográfica para Codajás (AM) pela produção de açaí - Peduti Advogados Skip to content

INPI concede Indicação Geográfica para Codajás (AM) pela produção de açaí

Em 26 de março de 2024, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial publicou o registro da Indicação Geográfica “Codajás (AM)”, na espécie Indicação de Procedência (IP), sendo essa a 122ª Indicação Geográfica publicada pelo INPI. 

 

O reconhecimento do município de Codajás, localizado no estado do Amazonas, como Indicação de Procedência (IP) deve-se ao fato de a região ser conhecida como centro de extração e produção de açaí, estando entre os maiores produtores nacionais do fruto, chamado “ouro negro” pelos produtores locais.   

 

A Indicação de Procedência (IP) é uma espécie de Indicação Geográfica que protege o nome geográfico que se tornou conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. 

 

 

No caso do município de Codajás, os documentos apresentados ao INPI mostraram a importância socioeconômica do açaí para a região, além de comprovarem que Codajás foi o maior produtor de açaí do estado do Amazonas por três anos consecutivos, em 2018, 2019 e 2020.

 

Com o registro da 122ª Indicação Geográfica de “Codajás (AM)”, o INPI chega ao número de 87 Indicações de Procedência (IP), sendo todas nacionais, e 35 Denominações de Origem (DO), que se dividem em 26 nacionais e 9 estrangeiras.

 

 

Advogado(a) autor(a) do comentário: Nathália Regina Alves Dourado, Rafael Bruno Jacintho de Almeida e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados

 

Fonte: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-concede-indicacao-geografica-para-codajas-am-pela-producao-de-acai

 

 

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br