Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) publica os novos critérios que permitem emendas em pedidos de patente durante a fase recursal. - Peduti Advogados Skip to content

Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) publica os novos critérios que permitem emendas em pedidos de patente durante a fase recursal.

No mês de dezembro do ano de 2023, foi publicado pelo INPI, a portaria INPI/PR nº 52, que disciplinou os determinados procedimentos para o aceleramento da análise patentes, apresentando assim, melhorias formais e normativas nos procedimentos relativos ao controle e antecipação de pagamento das anuidades, de arquivamento dos pedidos e de extinção das patentes concedidas, bem como a restauração de pedidos de patentes e de patentes concedidas.

 

Destaca-se que tal documento determina que o depositante de um pedido de patente não poderá submeter à autarquia qualquer modificação no pedido em sede de recurso administrativo contra o indeferimento de seu pedido, incluindo assim, a proibição da apresentação de dados para embasar efeitos técnicos, modificações no relatório descritivo e realização de emendas ao quadro reivindicatório – mesmo as que buscam restringir o escopo do pedido de patente e/ou prover mais clareza à matéria reivindicada.

 

Cumpre destacar que as restrições acima vão em contramão aos outros escritórios de patentes ao redor do mundo e viola normas federais que regem o processo administrativo de concessão de patente e o entendimento já consolidado pelo Judiciário no sentido de que é assegurado aos depositantes o efeito devolutivo pleno de seus recursos, não podendo haver qualquer limitação quanto à reapreciação do procedimento instaurado no primeiro grau administrativo, inclusive, com a produção de novos exames técnicos em fase recursal.

 

Ocorre que em 27 de fevereiro de 2024, foi publicado na Revista de Propriedade Industrial – RPI sob nº 2773, por meio de despacho decisório, os novos critérios que permitem emendas em pedidos de patente durante a fase recursal. A possibilidade de aceitação das emendas foi apresentada por meio do Parecer 003/2024/CGPI/PFE-INPI/PGF/AGU, complementar ao Parecer 0019/2023/CGPI/PFE-INPI/PGF/AGU. 

 

 

De acordo com a Autarquia, as emendas restritivas para contornar as objeções apontadas no exame de 1ª instância poderão ser aceitas em segunda instância, se não implicarem novo pleito e mediante a observância das seguintes 4 novas condições:

 

  • As emendas ao quadro reivindicatório devem ter necessariamente nexo causal com os óbices apontados pela 1ª instância a partir da análise técnica do examinador, devendo assim restar claro que as alterações se relacionam com as razões de indeferimento do pedido de patente;

 

  • Somente poderão ser apresentadas emendas que sejam derivações restritivas lógicas daquele quadro objeto do indeferimento;

 

  • Somente serão admitidas restrições que estejam expressamente previstas em reivindicações dependentes, ou oriundas da combinação de reivindicações independentes/interligadas. As restrições oriundas do relatório descritivo e que não estejam expressas no quadro reivindicatório impugnado, importarão na inadmissão do quadro emendado proposto; e

 

  • Mudanças na natureza do pedido (de invenção para modelo de utilidade) não serão permitidas se não tiverem sido discutidas na primeira instância.

 

Além do exposto acima, o despacho decisório é bem claro ao estabelecer de que a apresentação de dados ou documentos em 2ª instância, podem ser devidamente apresentados tão somente para embasar a argumentação de atividade inventiva.

 

Já em relação aos recursos com origem em exigências não cumpridas de forma adequada, o documento em referência determina que estes implicarão em preclusão, a menos que o Recorrente demonstre, com as devidas evidências e de forma sustentada, a impossibilidade de cumprimento da exigência em 1ª instância.

 

As novas regras em referência entraram em vigor a partir de 2 de abril de 2024. Desta forma, em princípio, os pedidos de patente atualmente na fase de recurso podem ser objeto de emendas nas reivindicações a fim de as adequar às novas regras.

 

Autores: Cesar Peduti Filho e Bruno Arminio, Peduti Advogados

 

Fonte: https://www.kasznarleonardos.com/instituto-nacional-da-propriedade-industrial-inpi-permite-emendas-em-pedidos-de-patente-durante-fase-de-recurso-seguindo-novos-criterios/

 

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br