Gafisa tem Marcas Penhoradas pela Justiça de São Paulo Skip to content

Construtora Gafisa tem marcas penhoradas pela justiça de São Paulo devido a dívida com condomínio de luxo

A juíza Paula Veloso Rodrigues Ferreri, da 40.ª Vara Cível de São Paulo, determinou a penhora de todas as marcas e titularidade da construtora Gafisa, para assegurar a quitação de uma dívida de R$ 1,4 milhão com um condomínio de alto padrão no bairro Itaim Bibi, localizado na zona Sul da capital paulista. Caso a quantia não seja depositada, as marcas da empreiteira serão levadas a leilão. O passo seguinte consiste na avaliação do valor das empresas.


A condenação da Gafisa envolve o reembolso ao condomínio pelos custos referentes a reparos realizados no empreendimento, eis que entregou o conjunto de edifícios residenciais nas proximidades da avenida Faria Lima com “defeitos construtivos”. Conforme apontado pela perícia realizada no processo, os problemas variam desde discrepâncias na tonalidade do piso até a ausência de ventilação adequada em espaços comuns.


O litígio teve início em 2014, após terem as negociações extrajudiciais restado infrutíferas, sendo que a execução da dívida teve início em 2021. A decisão de penhora ocorreu após repetidas tentativas infrutíferas de bloquear os ativos financeiros da Gafisa. A construtora chegou a disponibilizar três propriedades em garantia, mas tais ofertas foram rejeitadas, uma vez que esses imóveis já estavam comprometidos em outras ações judiciais.

 

Construtora Gafisa tem Marcas Penhoradas

 

o Juízo reconheceu que a penhora representa uma medida extraordinária, porém argumentou que não existem outras alternativas viáveis. Nos termos da decisão: “É caso de deferir o pedido de penhora das marcas das quais é titular a executada. Ainda que se trate de medida excepcional, é certo que houve tentativa de bloqueio de ativos financeiros restou infrutífera a se considerar o valor da dívida. Ademais, os imóveis indicados à penhora não estão livres e desembaraçados como alega a parte executada”.

 

Em se tratando as marcas registradas de um dos maiores ativos de uma empresa, a medida de penhora é extremamente gravosa, malgrado perfeitamente possível.

 

Para saber mais sobre as cautelas e providências necessárias para o emprego destas medidas, é importante o auxílio de profissional especializado, como a banca da Peduti Advogados, atuante a 46 anos na área de Propriedade Intelectual.

 

 

Advogado(a) autor(a) do comentário: Enzo Toyoda Coppola e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados

 

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

 

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br