O INPI e a Justiça Federal de Santa Catarina chegaram a um consenso de que o uso da expressão “PIZZA BIS” não pode conviver com a marca de alto renome “BIS”. - Peduti Advogados Skip to content

O INPI e a Justiça Federal de Santa Catarina chegaram a um consenso de que o uso da expressão “PIZZA BIS” não pode conviver com a marca de alto renome “BIS”.

A Pizzaria Bis Franchising, localizada em Santa Catarina, depositou perante o INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL – INPI , o pedido de registro da marca mista “PIZZA BIS”, visando identificar e proteger seus serviços no ramo de restaurante.

 

No entanto, o pedido de registro de marca foi indeferido pelo INPI, sob o argumento de ser irregistrável, na medida que reproduzia indevidamente a marca de alto renome “Bis”, que é de titularidade da multinacional norte-americana Mondelez. 

 

Apenas para fins de introdução, a marca de alto renome é aquela que possui um reconhecimento muito significativo e uma notoriedade generalizada junto ao público em geral, de modo que, após o devido reconhecimento pelo INPI, adquire proteção em todos os ramos de atividade no Brasil.

 

Pois bem, voltando ao indeferimento do registro perante o INPI, a pizzaria ajuizou a competente ação judicial de nulidade, visando que o poder judiciário reformasse a decisão do INPI e por consequência, deferisse a marca “PIZZA BIS”.

 

 

Contudo, apesar dos argumentos apresentados pela pizzaria catarinense, o magistrado julgou a ação improcedente, enfatizando que a proteção conferida às marcas de alto renome, como é o caso da marca “BIS”,  é diferenciada, de modo que alcançaria todos os ramos de atividade, conforme prevê o artigo 125 da Lei da Propriedade Industrial.

 

Além disso, o juiz do caso corroborou os argumentos do INPI, no sentido de que muito embora não tivesse sido comprovada uma efetiva confusão entre o público consumidor, o simples fato de existir essa remota possibilidade, já seria motivo suficiente para concluir que as duas marcas não poderiam conviver pacificamente no mercado.

 

Em face da referida sentença, a pizzaria interpôs recurso de apelação. Tal recurso levará o caso para apreciação de três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que analisarão se a decisão prolatada pelo juiz de primeira instância deve ser mantida ou reformada.

 

Caso tenha curiosidade sobre o caso ou precise de auxílio com algum outro assunto semelhante, a Peduti Advogados certamente poderá lhe auxiliar no que for necessário.

 

 

Advogado(a) autor(a) do comentário: Nicole dos Santos Silva e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados

Fonte

https://exame.com/negocios/justica-proibe-uso-da-palavra-bis-para-franquia-de-pizzarias/

 

 

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br