Tribunal de Justiça de São Paulo determina que a atual dona do Facebook deixe de utilizar a marca “META” no Brasil. - Peduti Advogados Skip to content

Tribunal de Justiça de São Paulo determina que a atual dona do Facebook deixe de utilizar a marca “META” no Brasil.

A empresa Meta Serviços em Informática S.A, titular da marca registrada “META” para identificar serviços de tecnlogia e afins desde o ano 2008, ajuizou ação em face da empresa norte-americana Meta Platforms, Inc (antigo Facebook), visando a abstenção de uso da referida expressão nas redes sociais “Facebook”, “Instagram”, “Whatsapp” e “Messenger”

 

Segundo o que narra a petição inicial, a Autora da ação é sediada na cidade de Barueri/SP e foi constituída em 29/10/1990, com o objetivo de explorar o segmento de tecnologia da informação e outras atividades relacionadas ao ramo de informática.  Para tanto, em 29/11/1996, depositou seu primeiro pedido de registro para a marca “META”, sendo que o referido pedido de registro foi efetivamente concedido pelo INPI em 22/04/2008, para identificar serviços de análise e processamento de dados, na classe 40:34.

 

Por outro lado, a empresa  estadunidense Meta Platforms Inc, atual controladora dos aplicativos “Facebook”, “Messenger”, “WhatsApp” e Instagram”, também é titular de outros 50 (cinquenta) registros de marca compostos pelo termo “META”, em classes relacionadas as áreas de tecnologia da informação.

 

Feitos os esclarecimentos necessários sobre ambas as empresas, a Meta Serviços em Informática S.A, ora Autora da ação judicial, relatou que a adoção da marca “Meta” pela empresa norte-americana estava lhe causando diversos prejuízos, dentre eles, a inclusão indevida no polo passivo de 27 processos judiciais que seriam, na verdade, destinados ao Facebook.

 

Em razão deste e diversos outros acontecimentos pormenorizadamente destacados na ação, a Autora requereu ao juiz um pedido liminar, visando que o Facebook deixasse de utilizar o sinal “META” , bem como fizesse constar em seus canais de comunicações que a referida marca, na verdade, pertence à empresa Brasileira.

 

Todavia, o pedido liminar foi indeferido pelo juiz de primeira instância, de modo que a empresa brasileira interpôs recurso de agravo de instrumento, visando que o pedido liminar fosse analisado por três desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo.

 

 

Pois bem, feita a análise do caso concreto, em 28/02/2024, os desembargadores da 1ª   Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo entenderam que o pedido liminar, na verdade, deveria ser deferido.

 

Como principal fundamento, os desembargadores destacaram que restou comprovado documentalmente que o uso concomitante da marca “META” pelas duas empresas estava causando confusão entre os consumidores. Assim, ao menos de forma temporária, não seria possível que ambas as empresas continuassem usando o mesmo sinal de identificação.

 

Ante o provimento do recurso, foi determinado ao Facebook que no prazo de 30 dias, cessasse o uso da marca META, bem como fizesse constar de seus canais de comunicação que a referida marca é utilizada pela Autora da ação há mais de 30 anos e que ambas as empresas não possuem qualquer tipo de relação. 

 

Cabe destacar que contra a decisão desfavorável aos seus interesses, o Facebook interpôs recurso especial e conseguiu que os efeitos da decisão proferida pelo TJSP fossem suspensos. Caso o recurso especial seja efetivamente admitido, o processo será levado para apreciação do STJ.

 

Caso tenha curiosidade sobre o caso ou precise de auxílio com algum outro assunto semelhante, a Peduti Advogados certamente poderá lhe auxiliar no que for necessário.

 

 

Advogado(a) autor(a) do comentário: Nicole dos Santos Silva, Thaís de Kássia R. Almeida Penteado e Cesar Peduti Filho, Peduti Advogados

 

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Processo nº 2208229-28.2023.8.26.0000 e Processo nº 1001671-37.2023.8.26.0260.

 

 

Se quiser saber mais sobre este tema, contate o autor ou o Dr. Cesar Peduti Filho.

If you want to learn more about this topic, contact the author or the managing partner, Dr. Cesar Peduti Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recomendados

Peduti Advogados é uma banca especializada na área de propriedade intelectual, entretenimento e tecnologia da informação. Com mais de 40 anos de tradição nestas áreas, nossa atuação resulta dos padrões de excelência almejados com a nossa prática e do expertise e conhecimento de nosso time de profissionais.
Artigos Recentes
Categorias

Entre em Contato:

R. Tenente Negrão, 140 – Itaim Bibi
São Paulo – SP | BRASIL, 04530-030

+55 (11) 3706-0353

peduti@peduti.com.br